Idosa usa hipnose em terroristas do Hamas para alcançar a liberdade

Ela utilizou ainda técnicas de PNL (Programação Neurolinguística) além da Hipnose, para apaziguar seus sequestradores e conseguir sua liberdade.

Rachel Edri: a super heroína da hipnose de Israel. Imagem: israel21c.org

O que aconteceu

Rachel Edri, uma aposentada de 65 anos de idade, e seu marido foram mantidos reféns por cerca de 17 horas. O caso ocorreu no dia 07 de Outubro de 2023, quando terroristas do Hamas invadiram sua casa na cidade de Ofakim, próximo a Gaza.

O que ela usou: rapport

A idosa utilizou técnicas de rapport instantâneo, muito utilizadas na chamada “Hipnose Ericksoniana”. Estas técnicas foram modeladas pelos criadores da PNL, Richard Bandler e John Grinder.

“Consideramos como rapport os métodos que possuem como objetivo conquistar a empatia, sintonia, e confiança de outra pessoa em curto espaço de tempo” – explica Eduardo Maia, Doutor em Hipnose Clínica, em vídeo no YouTube.

Maia explica ainda que as técnicas de rapport não requerem uma indução formal de transe hipnótico. Isso possibilita que elas sejam utilizadas sem que as outras pessoas percebam, uma verdadeira hipnose disfarçada, tornando assim quaisquer pessoas vulneráveis à técnica.

Ele ensina que sua aplicação consiste em convencer sua contraparte de que você é uma pessoa maravilhosa, conquistando assim sua empatia e confiança. Neste caso, a contraparte eram terroristas que invadiram sua casa, e apontavam armas para ela e seu marido.

O casal David e Rachel Edri sequestrado pelo grupo terrorista Hamas

Como ela fez

Mesmo sem conhecer exatamente PNL ou Hipnose, ela considerou que os sequestradores deveriam estar com fome, afinal já eram quatro horas da tarde. Com medo que ficassem nervosos por conta da fome, ela ofereceu comida, bebida, e afirmou a uma TV local que após isso “eles ficaram muito mais calmos”.

Ela afirmou ainda que cantou músicas em árabe para eles, e eles retribuiram com canções em hebraico, algo totalmente inimaginável no contexto de um sequestro de israelenses por integrantes do Hamas.

James Tripp, autoridade internacionalmente reconhecida no meio da Hipnose, descreve as técnicas de rapport como uma espécie de jogo. Neste jogo, você deve considerar que sua contraparte é uma pessoa muito próxima, como um familiar ou um velho amigo. E então você precisa agir como tal, enquanto a contraparte simplesmente finge ser um desconhecido ou malvado vilão.

Como se não bastasse, um dos cinco terroristas ainda disse à idosa: “você parece a minha mãe”. E ela retribuiu afirmando: “De fato, sou como sua mãe. Vou ajudar você. Vou cuidar de você. O que você precisa?”

Por sua calma e paciência, mesmo enquanto armas apontam para ela e seu marido, esta jovem senhora merece, sem dúvida alguma, o troféu de persuasão hipnótica do milênio.

Resgate

Enquanto a senhora israelense descobria suas habilidades hipnóticas, a polícia se preparava para o resgate. Seus filhos ajudavam, do lado de fora da casa, desenhando a planta do imóvel. Isso permitiu ao resgate pegar os terroristas de surpresa.

Este fato espalhou-se pelo mundo, mas sem que fossem notadas (muito menos noticiadas) as habilidades de rapport desta jovem senhora.

Aos 18 de Outubro de 2023, ela encontrou Joe Biden, presidente dos Estados Unidos da América, durante sua visita a Israel. Ela sorriu ao abraçá-lo, certamente estimulando seus neurônios-espelho, mesmo que de forma inconsciente.

Rachel Edri e Joe Biden, este em visita a Israel

Hipnose salva vidas

Mas não precisamos estar em uma guerra contra o terrorismo para que a Hipnose salve vidas. Afinal a própria hipnoterapia é capaz de, em poucas sessões, livrar o paciente de males como depressão ou ansiedade, utilizando para isso recursos naturais, sem drogas ou seus efeitos colaterais.

Afinal, a Hipnose possui reconhecimento científico, além de ser reconhecida também pelos Conselhos Federais de Medicina e Psicologia. A hipnoterapia possui alta eficácia, se comparada com outros modelos tradicionais de terapia.

Hipnose também prejudica

Quando usada por maus profissionais, seja de forma intencional ou por incompetência, o paciente pode sair muito pior do que entrou na sessão. Veja abaixo alguns casos de pacientes que saíram pior do que entraram em suas sessões de hipnose.

Então tome muito cuidado ao escolher o(a) Doutor(a) em Hipnose Clínica.