Pandemia contribuiu para agravamento de casos de ansiedade no Brasil e mundo

O custo que se paga por postergar o devido tratamento de questões de saúde mental é bastante alto. Não à toa, o cenário da pandemia e seus desafios contribuíram para a piora da saúde mental mundial, colocando o Brasil como líder do ranking de casos de ansiedade.

Pandemia contribuiu para agravamento de casos de ansiedade no Brasil e mundo

Brasil lidera casos de ansiedade

“Tempestade perfeita” é como os especialistas definem a pandemia. Devido a ela, muitas pessoas evitaram procurar ajuda para sanar suas questões mentais. Afinal, o clima de incerteza e medo as impediam até mesmo de sair de casa. 

Márcio Bernik, psiquiatra e coordenador do Programa de Transtornos de Ansiedade, explica, além disso, que muitos casos não foram tratados devidamente e outros foram até mesmo encerrados por conta do lockdown.

O atraso do diagnóstico e do início do tratamento gerou, como consequência, um aumento de 25% nos casos de ansiedade no mundo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil apareceu como líder do ranking, com 9,3% da população afetada.

Um dos motivos que explica a liderança é de que no Brasil há “um bom sistema (…) de coleta de dados, (…) e uma população muito aberta para conversar de problemas emocionais” explica Bernik. 

Para o médico, o momento atual equivale somente ao início da terceira onda de aumento de problemas mentais. Bernik completa dizendo ter aumentado de forma significativa o aparecimento de sintomas de transtornos de ansiedade e depressão.

O problema de se deixar para lá

Infelizmente, além das dificuldades impostas pela própria pandemia, os mitos que envolvem saúde mental sempre atrapalham o atendimento oportuno. Isso porque muitas pessoas se convencem de que os problemas de origem mental são menos importantes, secundários.

Muita gente acredita, além disso, que pode lidar com quadros de ansiedade  por conta própria, evitando procurar ajuda. “Não há remissão espontânea da ansiedade e da depressão, caso a pessoa não procure tratamento, ela não vai melhorar”, enfatiza Bernik.

Como resultado, episódios de ansiedade leve podem ir se agravando com o passar do tempo, se tornando crises de pânico, por exemplo. Por isso, o ideal é procurar ajuda assim que qualquer sinal de alerta apareça.

Hipnose para ansiedade

Dentre as melhores opções de tratamento para ansiedade, a Hipnose aparece em primeiro lugar. Segundo o estudo científico conduzido pelo Dr. Alfred Barrios, PhD em Psicologia Clínica pela Universidade da Califórnia, a hipnoterapia é a maneira mais rápida e eficaz de tratar problemas de origem psicológica.

Contudo, se mexidas por maus terapeutas, muitas feridas podem continuar ou, no pior dos casos, aumentar. Por isso, fique por dentro das 8 premissas para escolher o hipnoterapeuta certo. Assim, é possível se proteger dos riscos de uma hipnose mal feita e aumentar as suas chances de ter sucesso.